Sua origem, como em quase todas as artes marciais muito antigas, não pode ser apontada com total certeza, o que se sabe por certo é que seu principal ambiente de desenvolvimento e refino foi nas escolas de samurais, a casta guerreira do Japão. Contudo, alguns estudiosos afirmam que sua criação se deu na Índia.
Atualmente, o Jiu-Jitsu é praticado em todo o mundo e é conhecido por todos como Brazillian Jiu-Jitsu (Jiu-Jitsu Brasileiro). Foi através da família Gracie que essa arte marcial atingiu um novo patamar de divulgação e desenvolvimento técnico.
O Jiu-Jitsu usa todo o corpo como instrumento de combate e pretende ainda beneficiar-se das ações do oponente utilizando a sua energia e movimentação.
A depender de qual estilo do oponente ou agressor, haverá maior ou menor ênfase em determinadas técnicas que podem ser: projeções (quedas), imobilizações, torções, estrangulamentos e mesmo golpes (socos e chutes) se estivermos falando de defesa pessoal.
Uma característica fundamental é a necessidade de domínio e equilíbrio do corpo atráves do conceito de "Alavanca" sejam no uso dos membros superiores e inferiores de forma combinada.
O treinamento que é dividido basicamente em 3 pilares:
Condicionamento físico
Técnicas de luta / Defesa Pessoal
Combate
É importante salientar que na Oz Jiu-Jitsu estamos sempre lembrando nossos alunos sobre o correto uso das técnicas dentro e fora da academia. Acreditamos que o Jiu-Jitsu é para todos, desde que praticado com responsabilidade e segurança.